Skip to main content

A menu fetcher for Unicamp's restaurant

Project description

cardapio-unicamp

About

A menu fetcher for Unicamp's (University of Campinas) restaurant.

Since this program is targeted at Unicamp's students and to make it more accessible to them, the remaining of this document as well as the program's parameter names and help text are written in portuguese.

Sobre

Este programa oferece uma interface de linha de comando para obter o cardápio do bandejão da Unicamp.

Este não é um programa oficial da Unicamp e apenas obtém as informações do site oficial da universidade, tendo como objetivo facilitar o acesso ao cardápio pelos alunos sem que haja necessidade de utilizar o navegador de internet para isso.

Requisitos

É necessário ter o python 3 e seu gerenciador de pacotes, pip, instalados.

Não há suporte para python 2.

Instalação

Para instalar o programa para o usuário atual, basta utilizar o seguinte comando:

pip install --user cardapio-unicamp

Outra opção é instalar para todos os usuários da máquina. Essa alternativa requer que o comando seja executado como administrador, por meio do uso do comando sudo no caso de Linux, por exemplo. Para instalar para todos os usuários:

pip install cardapio-unicamp

Utilização

O uso mais básico do programa é digitar na linha de comando apenas o nome do comando:

cardapio-unicamp

Esse comando mostrará o cardápio da próxima refeição.

Parâmetros

É possível informar quais dos pratos das refeições deverão ser mostrados, através dos parâmetros --base, --principal, --salada, --sobremesa ou --suco, além do --obs para mostrar as observações. Caso nenhum desses parâmetros seja utilizado, o padrão é mostrar todos os pratos e as observações.

Caso o cardápio vegetariano seja o de interesse, basta utilizar --vegetariano no comando.

O dia de interesse pode ser especificado através de --dia DIA, onde DIA deve ser o dia especificado no formato aaaa-mm-dd (ano, mês e dia). Existem, no entanto, duas macros, que podem ser utilizadas no lugar de aaaa-mm-dd: hoje, para o dia de hoje, e proximo, para o próximo dia de semana.

As refeições cujos cardápios serão mostrados podem ser escolhidas com os parâmetros --almoco, --jantar e --cafe. Caso nenhuma seja escolhida, e o dia tenha sido especificado, o padrão é mostrar todas, enquanto que se o dia não tiver sido especificado, o padrão é mostrar apenas a próxima refeição informada (próximo jantar, se tiver sido passado --jantar, mas não --dia, por exemplo).

O parâmetro --sem-cabecalho pode ser utilizado para suprimir todos os cabeçalhos, tanto o nome e dia de cada refeição quanto o nome de cada prato. Útil caso deseje-se processar a saída com outro programa.

O parâmetro --primeiro faz com que apenas o primeiro item de cada prato seja mostrado. É principalmente útil para o prato principal, em que é comum haver mais de um item. Obs: Esse efeito se aplica também às observações.

O fato de o comportamento padrão depender dos parâmetros informados pode parecer estranho à primeira vista, mas foi elaborado de forma a dar o resultado mais próximo do que o usuário deseja. Conforme o comando for utilizado, esse comportamento se mostrará conveniente.

Autor

Nícolas F. R. A. Prado (nfraprado)

Project details


Download files

Download the file for your platform. If you're not sure which to choose, learn more about installing packages.

Filename, size & hash SHA256 hash help File type Python version Upload date
cardapio_unicamp-1.0.2-py3-none-any.whl (18.7 kB) Copy SHA256 hash SHA256 Wheel py3
cardapio-unicamp-1.0.2.tar.gz (5.9 kB) Copy SHA256 hash SHA256 Source None

Supported by

Elastic Elastic Search Pingdom Pingdom Monitoring Google Google BigQuery Sentry Sentry Error logging AWS AWS Cloud computing DataDog DataDog Monitoring Fastly Fastly CDN SignalFx SignalFx Supporter DigiCert DigiCert EV certificate StatusPage StatusPage Status page