Skip to main content

Tools to manipulate Receita's company data.

Project description

pypi Build Status license

Idiomas do README: pt_BR en

Um conjunto de ferramentas para permitir a automatização das informações das empresas do Brasil do site da Receita Federal Brasileira. Este conjunto de ferramentas utiliza o webservice receitaws.com.br para recuperar as informações das empresas que deseja.

Instalação

Para instalar as ferramentas a maneira mais fácil é utilizar o pip:

pip install receita-tools

Ferramentas para trabalhar com os dados da Receita

Este conjunto de ferramentas irá permitir recuperar informações de empresas do site da Receita de uma forma simples. É possível recuperar informações de várias empresas ao mesmo tempo. A ferramenta permite que arquivos CSV seja criados a partir dos dados das empresas facilitando sua importação para o seu sistema.

O Webservice

Os comandos disponíveis utilizam o webservice ReceitaWS. Aqui estão alguns links importantes sobre como o sistema funciona para leitura antes de iniciar a utilização:

O comando get

O progrma de recuperação dos dados funciona com base em um arquivo CSV contendo informações sobre os CNPJs que devem ser consultados. Este arquivo deve ter ao menos uma coluna, e a primeira deve ser aquela que contém os CNPJs das empresas que deseja as informações.

Utiliza o comando receita get cnpj.csv para iniciar as consultas baseado neste aquivo CSV. Por padrão os dados recuperados serão salvos no diretório data relativo ao diretório de onde o comando foi executado. É possível alterar o diretório de saída utilizando a oção --output. É possível especificar diretórios absolutos ou relativos.

Existem duas APIs para consulta, sendo uma Pública e outra Comercial. Abaixo descrevemos como utilizar cada uma delas.

API Pública

Por padrão o comando get utiliza a API Pública para recuperar as informações sobre as empresas. Não é necessário fazer nenhuma outra configuração, então você está pronto para utilizar o comando. Por exemplo, para recuperar dados das empresas listadas no arquivo list.csv e salvar os resultados no diretório cnpj_data usando a API Pública:

receita get list.csv --output cnpj_data

API Comercial

Para usar a API comercial é preciso prover duas informações extras: a quantidade máxima de depreciação dos dados retornados (em dias) e o token de acesso à API. Você pode gerar este token acessando seu painel de controle no site ReceitaWS.

Assim que você tiver esta informações, é preciso prover o seu token como a variável de ambiente RWS_TOKEN. O parâmetro de depreciação precisa ser indicado usando a opção -d.

Para setar a variável de ambiente você pode usar o comando export ou simplesmente definir a variável ao executar o comando. Este é um exemplo utilizando o comando export e uma tolerância de 20 dias:

export RWS_TOKEN="<my-token>"
receita get list.csv --output cnpj_data -d 20

O comando build

Após utilizar o comando get os dados das empresas terão sido salvos no sistema de arquivos local. O commando build é usado para ler estes dados e gerar arquivos CSV consolidados com esta informação.

Se você não utilizou o diretório de saída padrão para salvar os dados, é preciso informá-lo agora. Também é possível informar o diretório onde os arquivos gerados serão salvos.

receita build --input cnpj_data --output results

Este comando irá gerar três arquivos no diretório de saída:

  • companies.csv: dados das empresas salvas;

  • activities.csv: lista das atividades das empresas (primárias/secundárias);

  • activities_seen.csv: todas as atividades destas empresas.

Obtendo Ajuda

É possível utilizar a opção --help para obter ajuda sobre um comando. Você também pode utilizá-lo com os subcomandos, como receita build --help.

Changelog

2.1.1

  • #13: Melhorias de documentação

  • #10: Adicionado suporte à API Comercial do ReceitaWS

  • #9 / #12: Reduzido o uso de memória durante o uso de muitas empresas

  • #5 / #11: Adicionado suporte a JSONP na API

  • #3: Adicionado no arquivos de saída: todas as atividades

2.0.3

  • #2: Corrigido erro quando dados inválidos de empresa são recebidos

2.0.2

  • Primeira release oficial do pacote receita-tools.

1.0.0

  • Uma release em PHP que realiza o trabalho do webservice. Depreciado.

Project details


Download files

Download the file for your platform. If you're not sure which to choose, learn more about installing packages.

Source Distribution

receita-tools-2.1.1.tar.gz (9.5 kB view hashes)

Uploaded Source

Supported by

AWS AWS Cloud computing and Security Sponsor Datadog Datadog Monitoring Fastly Fastly CDN Google Google Download Analytics Microsoft Microsoft PSF Sponsor Pingdom Pingdom Monitoring Sentry Sentry Error logging StatusPage StatusPage Status page