Skip to main content

Impressão dos Extratos do CF-e-SAT

Project description

Latest version Supported Python versions Development status License Join the chat at https://gitter.im/base4sistemas/satcfe

Projeto SATExtrato

This project prints receipts for fiscal electronic documents called “CF-e”. Those documents are created through a system called SAT-CF-e which is a system for autorization and transmission of fiscal documents, developed by Finance Secretary of state of São Paulo, Brazil. The entire project, including variables, methods and class names, as well as documentation, are written in brazilian portuguese.

Este projeto realiza a impressão dos Extratos do CF-e-SAT em impressoras ESC/POS® e são normalmente impressos em mini-impressoras de cupons, térmicas ou de impacto, mas não limitado à elas. As impressoras, marcas e modelos suportados dependem dos modelos suportados no projeto PyESCPOS.

Para autorizar e transmitir documentos eletrônicos através da tecnologia SAT-CF-e é preciso comunicar-se com os equipamentos SAT. Para isso, dê uma olhada no Projeto SATCFe. Este projeto lida apenas com a impressão do extrato de documentos CF-e.

Exemplos de Uso

Há dois tipos de documentos CF-e-SAT: documentos de venda e documentos de cancelamento de uma venda anteriormente autorizada.

Extratos do CF-e de Venda

Para emitir um extrato de um CF-e-SAT de venda, você irá precisar do arquivo XML do CF-e-SAT de venda, que é o próprio documento fiscal, e de uma impressora que seja suportada pelo projeto PyESCPOS:

from escpos import SerialConnection
from escpos.impl.epson import TMT20
from satextrato import ExtratoCFeVenda

conn = SerialConnection.create('COM1:9600,8,1,N')
impressora = TMT20(conn)
impressora.init()

with open(r'C:\CFe351702.xml', 'r') as fp:
    extrato = ExtratoCFeVenda(fp, impressora)
    extrato.imprimir()

Veja as implementações ESC/POS® disponíveis no projeto PyESCPOS

Extratos do CF-e de Cancelamento

Para emitir um extrato de um CF-e-SAT de cancelamento você irá precisar de dois arquivos XML: o documento de venda e o documento de cancelamento. Seguindo a mesma linha do exemplo anterior:

cfe_venda = r'C:\CFe_venda.xml'
cfe_canc = r'C:\CFe_cancelamento.xml'
with open(cfe_venda, 'r') as fvenda, open(cfe_canc, 'r') as fcanc:
    extrato = ExtratoCFeCancelamento(fvenda, fcanc, impressora)
    extrato.imprimir()

Wiki do Projeto

Visite o Wiki do projeto para saber como configurar as várias partes do extrato ou então para encontrar outros exemplos e mais informações.

Você é Bem-vindo para Ajudar

Primeiro, configure seu ambiente de desenvolvimento e execute os testes:

$ git clone git@github.com:base4sistemas/satextrato.git
$ cd satextrato
$ python -m venv .env
$ source .env/bin/activate
(.env) $ pip install --upgrade pip
(.env) $ pip install -r requirements/dev.txt
(.env) $ tox

Mais Sobre Testes

Simplesmente execute pytest ou então tox para executar os testes contra várias versões de Python. Por padrão, as impressões dos extratos de testes serão enviadas para uma interface que realmente não faz nada (dummy printer).

Você pode mudar isso, realizando testes contra uma impressora ESC/POS real conectada ao seu computador, usando as opções customizadas. Use pytest --help e procure pela seção custom options. Por exemplo, para imprimir em uma Bematech MP-2800 TH conectada à porta serial COM1:

pytest \
    --escpos-impl=escpos.impl.bematech.MP2800TH \
    --escpos-if=serial \
    --escpos-if-settings=COM1:9600,8,1,N,RTSCTS \
    --config-file=/home/user/satextrato.ini

Ou via tox, em uma impressora com interface ETH (ethernet):

tox -e py39 -- \
    --escpos-impl=escpos.impl.controlid.PrintIdTouch \
    --escpos-if=network \
    --escpos-if-settings=192.168.1.200:9100 \
    --config-file=/home/user/satextrato.ini

Note que executar os testes de ambientes relacionados à interfaces de conexão específicos (eg. py39-serial), só faz sentido se você especificar também as configurações da interface via --escpos-if-* que irá configurar a interface onde provavelmente terá uma impressora real conectada ou, no mínimo, um emulador ou um null modem.

Isenção de Responsabilidade

Por favor, leia atentamente:

A Base4 Sistemas e os desenvolvedores envolvidos neste projeto, NÃO ASSUMEM NEM TEM QUALQUER RESPONSABILIDADE sobre os “Extratos do CF-e-SAT” gerados por esta biblioteca de código, seja diretamente ou através de uma APLICAÇÃO USUÁRIA. Use por sua própria conta e risco.

Project details


Download files

Download the file for your platform. If you're not sure which to choose, learn more about installing packages.

Source Distribution

satextrato-0.4.tar.gz (34.1 kB view hashes)

Uploaded Source

Built Distribution

satextrato-0.4-py3-none-any.whl (26.6 kB view hashes)

Uploaded Python 3

Supported by

AWS AWS Cloud computing and Security Sponsor Datadog Datadog Monitoring Fastly Fastly CDN Google Google Download Analytics Microsoft Microsoft PSF Sponsor Pingdom Pingdom Monitoring Sentry Sentry Error logging StatusPage StatusPage Status page